quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

AS VANTAGENS DOS BLOGS NA EDUCAÇÃO

Os principais benefícios para professores e alunos:
Aproxima professores e alunos. Os alunos tendem a se relacionar e se interar com seus professores/blogueiros. A idéia do professor ter um blog, faz com que o aluno, também tenha interesse em criar o seu, possibilitando um espaço extra-classe para troca de idéias e uma orientação a mais dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula; Essa troca de informações permite uma maior reflexão, quando o Professor expõe sua opinião e, os alunos podem criticar ou elogiar, levando estes a fazer suas atividades com um pensamento mais centrado sobre os temas abordados; Além disso, mantém o Professor informado, pois esse, estará em constante busca em sites e outros blogs por informações para auxiliar seus alunos, deixando-o atualizado e mais preparado pessoal e profissional para melhor desenvolver suas funções de Educador. Esse modelo de trabalho cria uma atividade extra-horário de aula, proporcionando ao aluno um ambiente de estudos diferente do seu cotidiano (1h/aula em sala de aula) e instigando-o a pesquisar e estudar mais, utilizando-se de exercícios, gabaritos e desafios; Usando esses mecanismos de aprendizagem, há uma ampliação da visão de mundo dos alunos, pois, experiências de outras Escolas, outros municípios e quiçá de outros países podem ser adaptadas ao cronograma de atividades anual da Escola da qual fazem parte. Uma forma de intercâmbio/troca de experiências daquilo que deu certo;
Tudo que for produzido pelo aluno e pelo professor pode ser visto, comentado e conhecido por qualquer pessoa que esteja on line no mundo inteiro. Essa condição é uma forma de incentivo para que ambos se dediquem mais e com mais afinco. Outro fator crucial é que os pais podem monitorar todas as atividades escolares de seus filhos e estar em constante acompanhamento àquilo que o professor está ensinando, fator este que não é possível com as aulas somente em sala de aula.
Com seus blogs criados, alunos e professores passam por um processo de “alfabetização digital”. Recursos tecnológicos e digitais serão manuseados com maior facilidade. E viva a TECNOLOGIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

2 comentários:

ENTRETENDO & SINFORMANDO disse...

Caro Erivan,

Só hoje pude olhar o seu blog.

Digo a você que é necessário que atualize todos os dias. Assim, você estará exercitando a escrita e ao mesmo tempo informando.

Abraços.

Xavier

Júlio César(FM LIBERDADE) disse...

Foi através do blog de Silva Júnior que descobrí que você também é blogueiro, e estou aqui fazendo uma visita na sua página. E desde já agradeço suas participações nos programas da FM Liberdade(104,9), é um prazer ter você como ouvinte. Quem sempre fica sorridente com suas participações é Renata no Som De Barzinho, continue acessando www.fm104.com.br e participando.
Feliz Natal e um ano cheio de realizações pra você e toda a família.
Júlio César - FM 104