quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Aprender Inglês

Para aprender a se comunicar numa língua estrangeira, vários fatores são importantes, como o "estar motivado a aprender", o "aprender a aprender" e ser capaz de assumir parte da responsabilidade pela aprendizagem. Sabe-se também que não basta compreender e produzir frases gramaticalmente corretas. É preciso também saber adequá-las a um determinado CONTEXTO.
O contato com o cotidiano da língua é que leva ao desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas: ler, falar, escrever e ouvir. Assim, é importante usar e abusar de livros, revistas, jornais, filmes, documentários, telejornais, músicas, diálogos e entrevistas. Afinal, os recursos da MÍDIA e da MULTIMÍDIA ( DVDs, vídeos, fitas cassete, internet, televisão, rádio) são os grandes aliados.
DICAS
  • Nada de repetir frases prontas. Elabore-as a partir da situação de comunicação.
  • Expresse-se! Não tenha medo de pronunciar alguma palavra ou expressão incorretamente.
  • Tire suas dúvidas, por mais simples que possam parecer.
  • Esforçar-se para entender letras de música e diálogos é outra boa pedida. mas lembre-se: captar PALAVRAS-CHAVE ajuda na compreensão.
  • Estude gramática, vocabulário e pronúncia junto com as questões históricas e culturais do país.
  • Quando for ler um texto, não precisa entender todo ele. O importante é EXTRAIR a idéia geral.Na hora da redação, escolha temas pelos quais tenha interesse e conhecimento.
Fonte: Educação do Trabalhador/SESI

Nenhum comentário: