quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Região Nordeste terá centro de referência em navegação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba venceu a concorrência para a construção do centro de referência em navegação no Nordeste, no município de Cabedelo. O centro será instalado na Praia de Camboinha. Participaram da concorrência outras dez instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Serão investidos R$ 5 milhões em obras e equipamentos, com recursos de convênio a ser firmado entre os governos do Brasil e da Espanha.
O centro terá como laboratório uma sala de simulação de navegação, com softwares inteligentes, planetário e plataforma de treinamento de combate a incêndio a bordo. “Com esse empreendimento inédito na região, vamos garantir à comunidade marítima novas experiências tecnológicas e laboratoriais praticadas no primeiro mundo, além de proporcionar treinamento, atualização e capacitação dos profissionais da pesca”, disse o reitor do instituto, João Batista de Oliveira Silva.
A construção do centro é considerada estratégica para a geração de emprego e renda no estado. “Isso ocorrerá a partir da manipulação de tecnologia avançada, não apenas da produção do pescado, como ocorre em pólos pesqueiros convencionais”, afirmou o reitor.
O instituto federal da Paraíba marca presença no estado com um centro de formação em pesca e aqüicultura, que oferece cursos de capacitação. Este ano, será ministrado o primeiro curso em pesca oceânica do Brasil.
Assessoria de Imprensa da Setec

Nenhum comentário: