terça-feira, 12 de abril de 2011

Dicas para Blogueiros

A palavra "blog", redução de web log, foi criada em 1997 para designar sites cuja estrutura dinâmica e interface amigável facilitam a publicação imediata de textos, imagens e sons, sem a mediação de webmasters ou especialistas em tecnologia. Sua estrutura favorece a ordem cronológica, cabendo ao post mais recente o lugar de destaque no topo da lista.
Atualmente há milhões de blogs em atividade na internet e sobre os mais variados temas. Tem-se atribuido um papel importante aos chamados "blogueiros" na mídia de hoje, veiculando informações exclusivas e conteúdos que dificilmente seriam publicados em veiculos de expressão, seja por razões ideológicas ou por serem de interesse muito específico.
Educadores e especialistas em linguagem são unânimes ao afirmar que o cultivo de um blog pessoal traz benefícios às habilidades de escrita e leitura.

Algumas dicas importantes para quem deseja criar ou já tem um blog:

  • Escolha um serviço de blogs (wordpress, blogspot etc) e crie uma conta com um endereço fácil de memorizar;
  • Não se preocupe de imediato em definir um tema específico, que mais tarde poderá ser uma camisa de força. A idéia é que o blog seja abrangente o bastante para abarcar variados temas;
  • Procure não emitir opiniões polêmicas ou preconceituosas. Isso pode lhe custar um processo;
  • Procure escrever com regularidade. Se num mesmo dia tiver idéias para mais de um texto, publique apenas um e programe os outros para serem publicados em dias diferentes;
  • Redes sociais como o Twitter e o Facebook são uma boa vitrine para o seu blog. Procure chamar a atenção de seus amigos e seguidores para seus posts publicando links, mas sempre de forma moderada para não pertubá-los.
Fonte: revista Língua Portuguesa
http://www.revistalingua.com.br/

Nenhum comentário: