sexta-feira, 16 de setembro de 2011

58 anos de luta de um povo guerreiro!

Fico pensando como o tempo passa! Há dez anos, sai de minha queirda cidade! Naquela época, seriam 48 anos de Emancipação Política e, ainda, pouco se tinha de alguns benefícios já existentes e que nos encaminhariam para um futuro promissor. Estou falando de Internet (messenger, orkut, blogs, facebook, web radio) Cell Phone, Câmera Digital, Sky, etc. Janeiro de 2001, sai de Upanema com a esperança de buscar meus objetivos, melhorar meu financeiro e voltar à minha querida terrinha! Mal sabia eu que, na prática, seria totalmente diferente! Deixei para trás minha família, um filho que muito amo, uma mãe se derramando em lágrimas, um grupo de amigos, todos os meus conterrâneos e, acima de tudo, uma pequena história de vida e trabalho que, aos poucos, ía aparecendo. Meu espaço ía sendo conquistado e construído a cada dia! Espaço esse que, hoje, foi levado pelo tempo! Em dez anos, mesmo estando "linkado" diariamente em minha eterna e amada cidade, muitas vezes ao ver algumas fotos dos eventos que acontecem, no Upanema Flash, me sinto perdido, fora do contexto. Perdido, porque meus amigos e conhecidos quase não aparecem mais. As fotos são, em sua maioria, dos jovens upanemenses e, dos mesmos, são poucos que conheço ou sei de quem são filhos ou outras vezes, foram meus ex-alunos no Alfredo Simonetti ou no Calazans. Mas, para mim, o que importa é estar, de alguma forma, conectado com Upanema.
Nestes 58 anos de Emancipação, algumas coisas, ainda não foram resolvidas. Mencionarei algumas e deixo as demais para que meus conterrâneos façam sua própria análise: a BR 110 virou mito, a Agência do BB que não foi instalada, o abatedouro municipal virou motivo de chacota, a não real utilização do potencial hidrográfico da Barargem de Umari, a desvalorização dos Profissionais da Educação.
O bom mesmo, nisso tudo, é que nos oito anos de Governo de Jorge Luiz, as coisas foram bem encaminhadas e, Upanema, fortaleceu sua economia, a Igreja Católica tornou-se Paróquia com um Padre para atender a comunidade, a Igreja Assembléia de Deus terminou de construir seu grande Templo Central e construiu outros mais, as pessoas passaram a tirar suas CNHs, mais e mais alunos foram ingressando nos IFRNs e nas Universidades: temos novos advogados, médicos, engenheiros, professores, enfermeiros, técnicos em diversas áreas entre outros e que são filhos de um povo humilde e tarabalhador; os professores se capacitaram e continuam se capacitando, eleições para gestores de escolas, grupo de teatro, de dança, de músicos e banda marcial, guarda municipal, a saúde deu uma alavancada, a Câmara Municipal de Vereadores transmite suas Sessões Ordinárias pela Fm 104,9, muitas casas populares foram construídas e doadas e, com isso, o comércio local se fortaleceu.
Não posso deixar de mencionar o grande trabalho da imprensa local que, também, foi instalada na minha ausência: a Rádio Liberdade Fm 104,9, o Jornal de Upanema, os blogs e as web rádios. Considero a imprensa upanemense um dos maiores saltos já dados em minha cidade! Poder ler e saber das notícias que acontecem em Upanema on line é algo inexplicável para quem vive longe! Sem este grupo de profissionais, eu não teria como expor meus posicionamentos e este artigo não estaria sendo lido por meus conterrâneos. Com o trabalho de cunho social da rádio Liberdade FM, do grupo do Jornal de Upanema, das web rádios particulares e da Assembléia de Deus e de meus amigos e corajosos blogueiros Josiel Gondim, Xavier Gondim, Silva Jr., Zé Mário, Antonio Bezerra, Luiz Jairo , Francisco Gondim, Edgar Lopes, Didil, Jander Freire e Núbio Melo, muitos assuntos de interesse coletivo foram resolvidos em Upanema.
Portanto, caros conterrâneos, quero convidá-los a, neste dia tão especial para todos nós, fazermos uma reflexão sobre tudo aquilo que já melhorou e tudo o que ainda falta ser feito em nosso município. Não pensem nunca no eu e sim no nós. Pensar individualmente não nos levará nunca a lugar nenhum! Pensem sempre no coletivo. Este sim, deve ser o olhar que nos levará rumo a um futuro promissor! Parabéns, Upanema! Terra de gente humilde, trabalhadora, guerreira e hospitaleira! Gente que nunca dessiste de seus ideais. Gente que acredita que há sempre um futuro melhor para se viver!

11 comentários:

Fernando Basílio disse...

Muito bom o seu texto, Erivan, identifiquei-me bastante com sua história.

Francieliton Costa disse...

Que bom Erivan podermos nos expressar de maneira tão simples,mas que leva nossa mensagem de mundo a fora,muito bom saber de perto o desenvolvimento que Upanema teve de 2001 pra frente,demos uma parada, mas somos fortes upanemenses,e como o refrão do nosso hino fala,uma luz brilhando está nossa upanema sempre havante a de brilhar.

um abraço amigo.

Anônimo disse...

Boa tarde. Erivan,fiquei muito feliz ao ler seu artigo, realmente nossa querida cidade de Upanema RN, teve significativos avanços rumo ao desenvolvimento mas, sabemos que a luta deste povo trabalhador, humilde,acolhedor, não pode cessar, muitas são as conquistas que temos que realizarmos, para verdadeiramente nos tornarmos desenvolvidos, e voçê souber expressalas muito bem.
Abraços.
Dorivan Targino.
Upanema/RN.

Ancélio disse...

Olá Erivan, de tudo que você falou quero destacar apenas uma frase:
"...Upanema! Terra de gente humilde, trabalhadora, guerreira e hospitaleira!"
Só quem já saiu de Upanema sabe o que isto significa.

Anônimo disse...

PARABÉNS PELO TEXTO. INCLUSIVE, ESSE TEXTO SERÁ DESTAQUE AMANHÃ NO PROGRAMA "LIBERDADE CIDADÃ" AO MEIO DIA.
QUERO APROVEITAR E AGRADECER VC PELA AUDIÊNCIA. É UM PRAZER TER VC COMO OUVINTE DA EMISSORA DE NOSSA CIDADE, ATRAVÉS DO SITE WWW.FM104.COM.BR

BOA SORTE,
JÚLIO CÉSAR

Zé Wilson disse...

Você foi muito feliz na sua crônica, estava muito inspirado, fez um resumo dramaturgo da nossa história, cabível em enredo de documentário.

Parabéns Upanema e Parabéns Professor pelo texto.

Zé Wilson

Socorro Gonçalves disse...

Minha terra tem carnaubeiras
Onde posso me abrigar
Eu nasci em Upanema
E não a troco por outro lugar

Ainda, que esse lugar seja
Desenvolvido, de muito valor
Minha Upanema continua sendo
A minha paixão, o meu amor

Parabéns, meu amigo! Você expressou em seu texto, o que todo upanemense gostaria de dizer nesta data, 16 de setembro, por sua terra.
Eu o chamo de amigo, porque tenho autoridade para tal, afinal, "os amigos", se conhecem, conservam os laços, mesmo que estejam longe.
Um abraço!

Jander Freire disse...

Parabéns pelo texto, Erivan! Como disse Zé Wilson, vc estava muito inspirado mesmo!

Vou contar um testemunho: Em 2003, quando da fundação do Jornal de Upanema, tivemos a ideia de criar o site do jornal. Fui convocado e aceitei o desafio.

Upanema ainda não tinha internet, e eram pouquíssimas pessoas que tinham acesso à grande rede. Mesmo assim, o desejo de levar nossa Upanema ao mundo era nossa motivação. Levar um pouco do que se passava aqui, PRINCIPALMENTE aos upanemenses ausentes.

E um desses upanemenses ausentes que vinha instantaneamente em nossa mente, dentre outros, era justamente vc.

Portanto, como vc mesmo disse, que a imprensa de Upanema deu um grande salto nos últimos 10 anos, tudo começou pelo desejo de levar um pouco da nossa terrinha aos que, agora, estão longe dela, para tentar amenizar um pouco a dor da saudade. Esse foi o combustível.

Forte abraço.

Fica com Deus!

Profº Francisco Gondim disse...

Parabéns a você, Erivan. Vejo que você está distante mas continua umbilicalmente ligado à cidade que o recebeu quando veio ao mundo.

É muito bom saber que você nunca esqueceu de seus colegas de infância e escola. Foi muito importante para mim ter convivido com você em alguns anos na escola e outros nas viagens para a universidade.

Você é um amigo que a distância não pode separar. Quem sabe um dia, nos aproximaremos novamente...

Mossoró Press disse...

Infelizmente não tive oportunidade de manter um contato mais próximo com vc Erivan quando morava aqui mas pelo que todos afirmam vc é nota dez! parabéns e Upanema espera sua volta!

Upanema site disse...

Parabéns meu amigo Erivan, pelo texto. Você falou com o coração e quando a gente fala com o coração as palavras fluem e emocionam. Sempre que me encontro com a sua mãe ela me fala do seu desejo de um dia poder voltar à terrinha. Que Deus permita, pois, o bom filho a casa torna. Um forte abraço!!