terça-feira, 19 de junho de 2012

Aniversário de Nova Brasilândia D'Oeste-RO

Hoje, 19 de junho de 2012, Nova Brasilândia D'Oeste-RO comemora seu 25º aniversário de Emancipação Política. Tenho a grande honra de fazer parte de 08 anos dessa história! Ao chegar aqui, em 06 de fevereiro de 2004, por volta das 09h da manhã, não imaginava como seria minha vida daquele momento em diante! Não conhecia a cidade, não tinha familiares, não tinha amigos e não conhecia nenhum munícipe. Estava, apenas com dois nomes em mente: Amélia e Edmilson. Um casal de pessoas maravilhosas e que me deram a base para eu iniciar minha vida neste município. Atualmente, conheço 70% da população brasilandense e, tenho certeza, que quase 100% conhecem o Profº Erivan. Amélia era conhecida como Dra. Amélia por ser a primeira enfermeira a chegar em Nova Brasilândia e se instalar de verdade. Edmilson, seu esposo, um agricultor que também, é um dos pioneiros. Fui recebido por eles com muita alegria! Por serem evangélicos (Adventistas), a recepção não poderia ser diferente! Fiquei em vossa residência durante um mês e logo em seguida, fui morar sozinho em outra casa de propriedade do mesmo casal. Dali pra frente, minha história começava a tomar rumos diferentes. Em 2004, o prefeito municipal era Joaquim Rezende do PTB (hoje, meu amigo). Naquele ano, haveriam as eleições municipais. Joaquim Rezende se candidatou a reeleição e seu chefe de gabinete, Silas Borges (PSB) afastou-se do cargo e candidatou-se. Quando as urnas foram abertas, para surpresa de todos, Silas Borges venceu a eleição. Silas Borges aproveitou o grande mandato de Lula e não mediu esforços para dar continuidade aos projetos já encaminhados e buscar novos. Nesse período em que aqui estou, vi muitas coisas boas acontecerem! Vi o centro da cidade ser praticamente demolido e construído de novo, pois os comércios eram, em sua maioria, edificados em madeira e, hoje, quase 100% está edificado em alvenaria; vi o número de Universitários aumentar, depois de uma campanha de conscientização firme, feita pela Escola Aurélio Buarque, onde trabalhei 08 anos de minha vida e tive, juntamente com outros colegas, a feliz idéia de trazer a aplicação das provas do Enem, que eram aplicadas em Rolim de Moura e um ônibus, basicamente vazio, levava os alunos para realizarem as provas, para o município de Nova Brasilândia. A idéia deu certo e graças a Deus, todos os alunos do Ensino Médio e outros que já concluíram e outros ainda que já estão com 18 anos e, ainda, não terminaram o EM, se escrevem para partiipar do ENEM. Os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Aurélio Buarque são inscritos todos os anos pela própria escola; vi os prédios do Detran, Ministério Público, Cartório Eleitoral, Fórum Municipal, Teatro Municipal, Ginásio Poliesportivo serem edificados; vi as praças dos setores 14 e 15 serem construídas; vi duas Igrejas da Congregação Cristã seren edificadas para melhor atender a demanda de irmãos; vi o Estádio Municipal de Futebol ser ampliado e iluminado; vi a rede de energia ser estendida em quase 100% da cidade; quando cheguei, apenas a Avenida Juscelino Kubitschek era asfaltada e hoje, quase 70% das ruas estão pavimentadas; vi o Centro de Recuperação do menor ser construído; presenciei duass eleições municipais e participei efetivamente de uma; participei de duas eleições para governo estadual e Presidente da República e foi aqui que conheci Iran Sandra, com quem me casei e me deu um lindo filho, o Marcos William (04 aninhos).
Nova Brasilândia em seus 25 anos de emancipação política já deu grandes saltos de desenvolvimento, porém, os futuros administradores, ainda, tem muita coisa para realizarem. Áreas como a Educação, Saúde, Agricultura e Industrial precisam de um olhar mais minucioso e urgente. A demanda de jovens é alta! O tempo não pára, já dizia a canção do Cazuza! Parabéns Nova Brasilândia e que possamos escrever mais coisas boas e importantes no futuro. As eleições municipais se aproximam, temos que escolher quem de fato está preparado para assumir o executivo e o legislativo de nosso muncípio!

Nenhum comentário: