segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A Fundação Banco do Brasil

A Fundação BB, o Banco do Brasil e a Articulação do Semiárido (ASA) construirão cerca de 13 mil cisternas de placas no Ceará até maio de 2013. O Ceará é o Estado que ganhará o maior número de cisternas, seguido da Bahia que terá aproximadamente 11 mil. A iniciativa faz parte do Programa Água Para Todos e do Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal e tem como objetivo suprir a necessidade de água potável para a população  do Semiárido brasileiro, que abrange os estados do Nordeste e do Norte de Minas Gerias. 
Até o momento, 2.292 cisternas já foram construídas, nos municípios cearenses Quixadá, Abaiara, Milagres, Missão Velha, Brejo Santo, Jati, Pena Forte, Barbalha e Juazeiro do Norte. Ao todo, o investimeno social da Fundação BB contemplará a costrução de 60 mil cisternas de placas em 88 municípios do Semiárido brasileiro e terá um custo de R$ 120 milhões e beneficiará 750 mil famílias de baixa renda, situadas nas zonas rurais.
A Fundação BB optou pela reaplicação de cisterna de placas por apresentar melhor custo-benefício, além de ser um modelo que já vem sendo empregado com sucesso ao longo de quase 10 anos, com mais de 450 mil unidades construídas no Semiárido. As cisterbas de placas são construídas pela pprópria família co materiais adquiridos na própria comunidade, contribuindo para o engajamento da comunidade no projeto e ampliando a vida útil da cisterna.

Nenhum comentário: