sábado, 15 de junho de 2013

A Greve vem ganhando força e novo manifesto é realizado em Jaru



Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia (Sintero) – Regional Centro 1 – realizou nesta quinta-feira (13) mais um grande movimento grevista em Jaru. O ato público teve início por volta das 7h30 com a concentração na Praça Municipal e contou com a participação de servidores em Educação do Estado que atuam em Jaru, Governador Jorge Teixeira,Machadinho  e Ariquemes, agentes penitenciários, servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia e servidores públicos municipais.

Da praça os manifestantes, que protestam contra a postura do governo do estado e do executivo municipal de não negociarem o atendimento das reivindicações das categorias, foram à escola Olga Dellaia pedir apoio dos servidores daquela unidade de ensino que não teria aderido à greve, mas foram retirados por homens da Polícia Militar. Eles seguiram para a BR-364, tendo fechado o tráfego de veículos na rodovia federal por alguns minutos. Em seguida os grevistas seguiram em passeata pela avenida Padre Adolpho Rohl e realizaram novo manifesto em frente à Prefeitura Municipal de Jaru, onde expressaram as reivindicações dos servidores do Município, que entraram em greve desde a última semana pedindo reposição salarial e outros benefícios para a classe.

Em seguida o grupo de manifestante, que vem ganhando força a cada ato público, seguiu para a sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), onde novamente expuseram suas reivindicações, desta vez ao Governo do Estado.   

Os trabalhadores em educação estaduais estão em greve há 25 dias em protesto contra a falta de política salarial e a falta de política para a educação na administração do governador Confúcio Moura. A categoria não aceita ficar sem a revisão salarial anual garantida pela Constituição Federal.

A Direção do Sintero reclama que o governo do estado se nega a negociar a pauta de reivindicações alegando que não há recursos. A diretora da Regional Centro 1, Sebastiana Soares Pereira da Costa, reclamou da atitude da Prefeitura Municipal que proibiu a participação de veículos de sonorização da cidade de participar de movimentos grevistas, sobre pena de terem a licença caçada. Um carro de som de Ariquemes teve que ser contratado para apoiar o movimento em Jaru.

A greve dos trabalhadores em educação continua e na próxima semana novas caravanas de trabalhadores em educação de todo o Estado deverão desembarcar em Porto Velho, onde também poderão montar acampamento para cobrar do governo uma resposta à pauta de reivindicações condizente com as necessidades da categoria.

Obs.: Enviado pelo Prof. Eduardo, representante do Sintero, em NBO-RO.

Nenhum comentário: