segunda-feira, 10 de junho de 2013

Reunião de negociação, hoje.

A realização de novos atos de protesto nesta quinta-feira (06/06) marcou a greve dos trabalhadores em educação estaduais de Rondônia, que completa 15 dias, e a greve dos trabalhadores em educação municipais de Porto Velho, que entra no segundo mês.

No interior do Estado foram registrados protestos durante a semana, especialmente nos locais onde o governador Confúcio Moura cumpria agenda. Em Governador Jorge Teixeira houve um princípio de tumulto quando seguranças do governador tentaram impedir o protesto conjunto dos trabalhadores em educação, servidores da Polícia Civil, Agentes Penitenciários e servidores do Poder Judiciário.

Em Porto Velho os trabalhadores em educação municipais e estaduais participaram de outra grande passeata com a participação dos trabalhadores do interior, que se deslocaram em caravanas para a Capital.

A passeata teve início na Praça das Três Caixas D’Água, percorreu a Avenida Farquar, Avenida 7 de Setembro, Rua Marechal Deodoro, Avenida Carlos Gomes e retornou ao ponto de partida. Mais uma vez os trabalhadores em educação denunciaram à população o descaso com que o governo do Estado e a prefeitura de Porto Velho tratam a educação. Durante a manifestação, os grevistas lembraram um discurso bastante usado pelo prefeito Mauro Nazif durante a campanha eleitoral, em que afirmava conhecer os problemas do município, que a prefeitura tem recursos para valorizar a educação, e o que faltava, mesmo, era administração.

Os trabalhadores em educação municipais foram convocados para uma assembleia sexta-feira (07/06) às 16 horas, na Praça das Três Caixas D’Água, com a finalidade de avaliar a greve e definir estratégias de lutas para a próxima semana, com a possibilidade de montar um acampamento em frente à prefeitura.

Rodada de negociação com a Seduc, hoje, dia 10

Ficou marcada para hoje, dia 10/06, às 15 horas, a reunião de negociação dos trabalhadores em educação estaduais com a secretária de Estado da Educação, Izabel Luz, quando o comando de greve espera obter do governo estadual uma proposta oficial de atendimento das reivindicações.

A reunião, a princípio agendada para quinta-feira passada, teve que ser adiada devido à necessidade da presença da secretária na comitiva do governador Confúcio Moura, em Brasília.

Para a direção do Sintero, não há problema no adiamento da reunião, desde que o governo esteja elaborando uma resposta consistente a ser apresentada aos trabalhadores em educação. O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, convocou todos os integrantes da comissão de negociação, representantes de todas as Regionais, da capital e do interior, para participarem da audiência na Seduc.

“Em todas as rodadas de negociação fazemos questão da presença de representantes da base, para que todo o diálogo seja transparente, e que toda a categoria saiba como são os debates durante as reuniões. Fazemos questão dessa transparência porque quem decide se aceita ou se rejeita uma proposta é a categoria, em assembleia, e não a direção do Sintero”, disse Manoel Rodrigues.

Nenhum comentário: